Programa de Integridade (Compliance)

 

 

 

O fim da corrupção começa dentro da nossa casa.

O Programa de Integridade tem o papel de comunicar a todos os membros da nossa empresa a postura que se espera em suas rotinas, auxiliando-os a optarem por práticas coerentes com os objetivos de negócio.

 

Nosso Programa de Integridade tem como foco medidas anticorrupção adotadas pela empresa, especialmente aquelas que visem à prevenção, detecção e remediação dos atos lesivos contra a administração pública nacional e estrangeira previstos na Lei nº 12.846/2013.

 

Apesar de nossa empresa já possuir programa de Compliance, ou seja, uma estrutura para o bom cumprimento de leis em geral, devemos sempre trabalhar para aumentar o controle e que medidas anticorrupção sejam integradas ao programa já existente, sobretudo para atender a legislações antissuborno estrangeiras, devemos atentar-nos para a necessidade de adaptá-las à nova lei brasileira, em especial para refletir a preocupação com a ocorrência .

 

Nosso Programa de Integridade se baseia em cinco pilares:

1º: Comprometimento e apoio da alta direção


O apoio da alta direção da empresa é condição indispensável e permanente para o fomento a uma cultura ética e de respeito às leis e para a aplicação efetiva do Programa de Integridade.

Como forma de efetividade e demonstração do apoio de nossa alta direção, leia a palavra de nosso Presidente.




2º: Instância responsável pelo Programa de Integridade


Nosso departamento de Compliance criado em 2017, dotado de autonomia, independência, imparcialidade, vem atuando diligentemente ao longo dos anos orientando toda a equipe Compwire, com possibilidade de acesso direto, quando necessário, ao mais alto corpo decisório da empresa.




3º: Análise de perfil, riscos e treinamento


A empresa ciente de seus processos e sua estrutura organizacional, identificado em seu Programa de Integridade: visão geral, área de atuação e principais parceiros de negócio, seu nível de interação com o setor público – nacional ou estrangeiro – consequentemente avalia os riscos para o cometimento dos atos lesivos da Lei nº 12.846/2013.

Regularmente, promovemos vídeos orientativos (abaixo), bem como treinamentos que ocorrem no ato da contratação de funcionários em um evento que chamamos de integração. Além de palestras do setor de Compliance nos principais eventos da empresa, ou através de novas metodologias a serem determinadas pelo Setor de Compliance.

Vídeos:

Programa de Integridade e seus impactos para a competitividade brasileira Integridade no Ambiente de Trabalho Honestidade x Integridade │ Rodrigo Cardoso Efetividade dos sistemas de compliance




4º: Estruturação das regras e instrumentos


Com base no conhecimento do perfil e riscos da empresa, foi elaborado o código de Ética e de Conduta, contendo as regras e procedimentos de prevenção de irregularidades.

Desenvolvemos mecanismos de detecção ou reportes de irregularidades; definimos medidas disciplinares para casos de violação e medidas de remediação.

Para uma ampla e efetiva divulgação do Programa de Integridade, além de fornecido a todos os colaboradores nosso Código de Ética e Conduta, o mesmo está disponível, para toda a empresa e terceiros.

Além do Código de Ética e Conduta a empresa possui outras ferramentas de controle, tais como:

  • CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, bem como gestão de vendas, voltado para equipe comercial, técnica e administrativo financeiro;

  • ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistema de gestão integrado. Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

  • Ferramenta de Precificação

No campo de políticas, a empresa possui Politicas de Viagens; de Comissionamento, de uso de equipamentos.

Considerando que nossa empresa possui como parceiros comerciais empresas multinacionais, todos os anos somos fiscalizados, e por ocasião disto nos certificamos anualmente em um nível internacional das regras de compliance.




5º: Estratégias de monitoramento contínuo


Para garantir também que o Programa de Integridade seja parte da rotina da empresa e que atue de maneira integrada com outras áreas correlacionadas, tais como recursos humanos, departamento jurídico, auditoria interna e departamento contábil-financeiro, desenvolvemos um canal de relatos de irregularidades, para abertura, se necessário, de procedimento interno de fiscalização ao cumprimento das normas legais e internas.





Contato

Acesso rápido

MATRIZ | CURITIBA

+ 55 41 3333.6066

BRASÍLIA

+ 55 61 3024.8460

FLORIANÓPOLIS

+ 55 48 3365.6066

SÃO PAULO

+ 55 11 3637.6134

© 2018 by Marketing Compwire

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco